sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Biscoitos Decorados de Natal


Atendendo a pedidos, estou postando a receitinha dos biscoitos decorados de Natal! Aos amantes de nozes, já vou logo avisando que esses biscoitos são uma perdição! 

Ontem dediquei o dia inteiro à minha cozinha mágica... Fazer esses biscoitinhos de nozes é um trabalho extremamente delicado e artesanal...uma terapia para a mente! Hoje em dia temos uma teoria dentro de herbologia mística que se trata da teoria da semelhança, a qual diz que Deus estampou nas plantas algumas pistas que nos ajudariam a identificar quais serias suas propriedades mágicas e medicinais. A noz é um exemplo clássico por se tratar de um fruto semelhante ao cérebro. De acordo com esta lei da semelhança, esse fruto deveria fazer bem para o cérebro, fato este que foi comprovado  mais tarde com teses científicas.  
Bom, partindo então do princípio que esses biscoitinhos irão beneficiar nossas mentes e que já estamos no final do ano, a confecção dos mesmos é uma ótima oportunidade de nos centrarmos em nossos objetivos para o novo ciclo que se iniciará em 2012 e de reunir toda a família para ajudar na grande brincadeira que é decorar essas guloseimas! 




Biscoitinhos Decorados de Natal

O que vamos precisar...

500g de farinha de trigo
200g de margarina 
400g de açúcar refinado
100g de nozes moídas
2 gemas
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de essência de nozes


Para decorar...


2 claras em neve
200g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de suco de limão
corantes


Na batedeira, misture o açúcar e a manteiga até ficar uma mistura fofa. Em seguida acrescente as gemas uma a uma. Junte o fermento, a farinha e as nozes moídas lentamente com a batedeira em velocidade baixa. Finalmente coloque a essência de nozes. Ao retirar a massa da batedeira devemos torná-la homogênea misturando tudo suavemente com as pontas dos dedos até  obtermos uma boa consistência. Essa massa fica como uma farofinha e um pouco oleosa devido as nozes (não se assustem com esse "óleo", é uma gordura poliinsaturada - o famoso ômega 3 - ótimo agente para combater o colesterol!!!).

Após ter uma massa uniforme, forme uma bola e envolva-a com um filme plástico, leve à geladeira por 30 min.


Abra a massa e corte os biscoitinhos no formato que desejar, eu usei cortadores em forma de velas, botas, anjinhos...
Unte uma assadeira com margarina.
Pré aqueça o forno a 180º.
Leve-os ao forno durante 10 minutos. Essa é a parte mais difícil! rs ...perdi a primeira fornada dos biscoitos por dois motivos: primeiro porque coloquei  os biscoitos muito pertinho um do outro e quando cresceram grudaram e viraram um grande biscoitão! rsrsrs (é bom manter o espaço de um dedo entre um biscoito e outro!) e segundo porque fiquei esperando o fundo soltar, quando soltou o biscoito já estava duro de quebrar o dente para alegria dos dentistas!!! ;) Então a dica é deixar mesmo só 10 minutos e retirá-los do forno para que terminem de secar do lado de fora, assim ficam bem macios. 
Retire da assadeira e deixe-os esfriar para confeitar!


A decoração dos biscoitinhos é a parte mais divertida!
Vamos bater as claras em neve e acrescentar o açúcar. Por fim o sumo do limão. Divida a mistura e acrescente os corantes nas cores desejadas. Coloque em um saco de confeiteiro e decore os biscoitinhos! Use a criatividade, brinque as cores e as formas, inove!!!  
(Rende 50 unidades)


Minha amiga costuma brincar que esses biscoitinhos são cartões de natal comestíveis, então aderi a essa brincadeirinha e deixo pra vocês a dica de fazerem um mimo à alguém especial!  


FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE REALIZAÇÕES!





Nenhum comentário:

Postar um comentário